FANDOM

Tencent Logo

Logo da Tencent Holdings LTD

Tencent Holdings Limited (Chinês:腾讯控股有限公司) é uma holding de investimentos chinesa cujo as subsidiárias fornecem meios de comunicação, entretenimento, serviços de internet, telefonia móvel e operam serviços de publicidade online na República Popular da China. Sua sede esta localizada no distrito de Nansham, Shenzhen.

Tencent games logo

Logo da Tencent Games

Os diversos serviços mantidos pela Tencent incluem jogos multiplayer online, web portais, comércio eletrônio e redes sociais. Suas ofertas incluem o mensageiro instantâneo conhecido como Tencent QQ e um dos maiores portais online da China, o 'QQ.com'.

Em novembro de 2010 a companhia foi classificada como a terceira maior empresa de internet do mundo, atrás apenas da Google e Amazon, com uma capitalização de mercado de US$38 bilhões.

História Editar

Tencent sede

Sede da Tencent

A Tencent foi fundada por Ma Huateng e Zhang Zhidong em novembro de 1998 como Tencent Inc. nas ilhas Cayman. O financiamento inicial foi fornecido por capitalistas de risco. A empresa manteve-se pouco rentável pelos 3 primeiros anos.

Em 2001 a sul-africana Naspers adquiriu uma participação equivalente a 46% da Tencent (a partir de 2010, passa a 35%). Durante estes primeiros anos o mensageiro icônico da Tencent teve seu nome alterado de OICQ para QQ devido a uma ação movida pelo ICQ.

Originalmente a renda da empresa era gerada exclusivamente através de publicidade e dos usuários premium do mensageiro QQ. Mas em 2005, as cobranças por uso da versão mobile do QQ e os serviços mobile de valor agregado tornaram-se também geradores de renda.

Apesar da Tencent oferecer serviços relacionados a jogos online desde 2004, em 2007-2008 a empresa alavancou sua oferta de jogos online com o licenciamento de diversos jogos sul-coreanos. Pelo menos dois jogos, CrossFire e Dungeon and Fighter, foram produzidos originalmente por desenvolvedoras de jogos sul-coreanas, no entanto a Tencent atualmente desenvolve seus próprios jogos.

Subsidiárias Editar

A Tencent possui cerca de 4 empresas de propriedade estrangeira e um total de 20 filiais ao todo.

Epic Games Editar

A Tencent adquiriu, em junho de 2012, uma participação minoritária na Epic Games, desenvolvedora de franquias como "Gears of War" e "Infinity Blade".

Riot Games Editar

A Tencent investiu na Riot Games, desenvolvedora do League of Legends, um montante equivalente a US$400 milhões em 2011.

Links relacionados Editar

Também no FANDOM

Wiki aleatória